Gestão de Projetos - GTI

O  Dicionário  Aurélio  define  Gestão  como  o  ato  de  gerir  ou  gerenciar.  Neste  sentido,  gestão  poderia  ser  definida  como  o  gerenciamento  do conjunto  de  ações  e  estratégias  nas  organizações, visando atingir seus objetivos. Em  outras  palavras,  cabe  à  gestão  a  melhoria  do  funcionamento  das  organizações  através  da  tomada  de  decisões  racionais  e  fundamentadas  na  coleta  de  dados  e  informações  relevantes  e  assim,  contribuir  para  o  seu  desenvolvimento  e  para  a  satisfação  dos  interesses  dos seus proprietários, bem como a satisfação das necessidades dos clientes.

“No mundo da tecnologia da informação, atacamos para todos os lados: necessidades de negócios que sempre mudam, compatibilidade de hardware, pequenas falhas no software, brechas na segurança e largura de banda da rede...”
Sua importância é indiscutível, por isso surge a necessidade de realizar um planejamento adequado para projetos de Tecnologia da Informação (TI).
Metodologias eficientes de gerenciamento de projetos utilizadas para desenvolver, expandir ou adquirir sistemas de tecnologia da informação, fazem parte da estratégia das organizações modernas.
“A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas podem ter um impacto significativo no sucesso do projeto.”