Gestão de Projetos - GTI
O Dicionário Aurélio define Gestão como o ato de gerir ou gerenciar. Neste sentido, gestão poderia ser definida como o gerenciamento do conjunto de ações e estratégias nas organizações, visando atingir seus objetivos. Em outras palavras, cabe à gestão a melhoria do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na coleta de dados e informações relevantes e assim, contribuir para o seu desenvolvimento e para a satisfação dos interesses dos seus proprietários, bem como a satisfação das necessidades dos clientes.
“No mundo da tecnologia da informação, atacamos para todos os lados: necessidades de negócios que sempre mudam, compatibilidade de hardware, pequenas falhas no software, brechas na segurança e largura de banda da rede...”
Sua importância é indiscutível, por isso surge a necessidade de realizar um planejamento adequado para projetos de Tecnologia da Informação (TI).
Metodologias eficientes de gerenciamento de projetos utilizadas para desenvolver, expandir ou adquirir sistemas de tecnologia da informação, fazem parte da estratégia das organizações modernas.
“A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas podem ter um impacto significativo no sucesso do projeto.”